Louys 10
Moder Master
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Assunto: DirectX 11 quer padronizar a computação GPGPU Seg Abr 20, 2009 3:03 pm |
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O DirectX 11 permitirá a utilização de Computer Shaders (CS) no hardware “antigo”,
que suporte o DirectX 10 / 10.1, graças a compatibilidade com a versão CS 4.0
assim como o novo CS 5.0. Com isso a Microsoft espera poder simplificar a
implantação da computação GPGPU através do DirectX com o hardware atual e futuro.
As placas gráficas atuais são capazes de fazer cálculos de forma muito eficiente.
No entanto, só existe uma interface de programação que suporta todos os chips
gráficos do mercado, o OpenCL. O DirectX 11 permitirá a opção de GPGPU, aceleração
física, inteligência artificial, etc, através da programação CS e permitindo a
utilização das GPUs atuais, mas com algumas limitações.
A intenção da Microsoft é popularizar entre os desenvolvedores a programação CS.
Por isso o DirectX 11 não somente será integrado pelo CS 5.0, nativos das placas
DX11) como ele também será integrado pelo computer shaders 4.0 (hardware DirectX
10) e 4.1 (hardware Direct X 10.1). Os Computer shaders 4.0/4.x tem algumas
limitações em relação ao CS 5.0, incluindo um número máximo de threads por grupo
de 768, a metade da memória compratilhada por threads, 16 KB, e a ausência de
operações atômicas, append/consume algo mais. Por sua vez, o CS 5.0 oferecerá uma
melhor interação com o pipeline gráfico, double precision, etc.
Fonte: Forumpcs
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