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DirectX 11 quer padronizar a computação GPGPU

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Louys 10
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DirectX 11 quer padronizar a computação GPGPU Vide
MensagemAssunto: DirectX 11 quer padronizar a computação GPGPU   DirectX 11 quer padronizar a computação GPGPU Icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 3:03 pm

O DirectX 11 permitirá a utilização de Computer Shaders (CS) no hardware “antigo”,

que suporte o DirectX 10 / 10.1, graças a compatibilidade com a versão CS 4.0

assim como o novo CS 5.0. Com isso a Microsoft espera poder simplificar a

implantação da computação GPGPU através do DirectX com o hardware atual e futuro.


As placas gráficas atuais são capazes de fazer cálculos de forma muito eficiente.

No entanto, só existe uma interface de programação que suporta todos os chips

gráficos do mercado, o OpenCL. O DirectX 11 permitirá a opção de GPGPU, aceleração

física, inteligência artificial, etc, através da programação CS e permitindo a

utilização das GPUs atuais, mas com algumas limitações.


A intenção da Microsoft é popularizar entre os desenvolvedores a programação CS.

Por isso o DirectX 11 não somente será integrado pelo CS 5.0, nativos das placas

DX11) como ele também será integrado pelo computer shaders 4.0 (hardware DirectX

10) e 4.1 (hardware Direct X 10.1). Os Computer shaders 4.0/4.x tem algumas

limitações em relação ao CS 5.0, incluindo um número máximo de threads por grupo

de 768, a metade da memória compratilhada por threads, 16 KB, e a ausência de

operações atômicas, append/consume algo mais. Por sua vez, o CS 5.0 oferecerá uma

melhor interação com o pipeline gráfico, double precision, etc.

Fonte: Forumpcs
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