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Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade'

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Louys 10
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Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade' Vide
MensagemAssunto: Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade'   Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade' Icon_minitimeSex Mar 20, 2009 10:54 pm

Teste: óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade'



Divulgação
Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade' Geforce3dvision

3D Vision será lançado no Brasil em abril, por R$ 600
No início de 2009, durante a Consumer Electronic Show (CES), feira
norte-americana de tecnologia, a NVidia apresentou oficialmente os
óculos 3D Vision. O acessório para PC, que funciona apenas em conjunto
com placas GeForce e monitores de frequência de 120Hz ou televisores de
alta definição com tecnologia de projeção DLP, já havia sido testado
pelo UOL no ano passado.

Desta
vez, com mais tempo, foi possível testar em detalhes o aparelho, que
tecnicamente pode ser descrito como um sistema 3D estereoscópico de
alta definição. Na prática, contudo, é basicamente um óculos que simula
três dimensões em jogos de computador - imagine uma versão evoluída dos
icônicos óculos de lente vermelha e azul usados no cinema.

A
armação apresenta duas telas LCD que piscam a uma velocidade máxima de
120 vezes por segundo. Por meio do sensor infravermelho presente nos
óculos, as lentes são instruídas a piscarem em frequências determinadas
para o olho esquerdo e direito, o que gera o efeito de
tridimensionalidade. Tais informações são transmitidas por uma base em
formato de meia pirâmide, conectada ao computador via USB. No aparato
também está uma chave para ajustar em tempo real a sensação de
profundidade, permitindo assim que cada usuário configure da maneira
que achar mais confortável.

Os óculos são carregados por meio de
uma entrada mini-USB e a bateria dura cerca de 10 horas ininterruptas
quando plenamente carregada. Já lançado nos Estados Unidos, o 3D Vision
custa US$ 199. A intenção da NVidia é lançá-lo em abril por R$ 600, à
venda unicamente em um pacote junto com um monitor LCD de 120Hz da
Samsung, que seria o primeiro do tipo no país.

Até o fechamento
desta matéria, a NVidia aguardava a Samsung resolver questões
burocráticas referentes à distribuição do monitor no Brasil para
definir com precisão o preço do pacote e data de lançamento.

A terceira dimensão em ação

Durante
teste feito com o periférico, foram exibidos filmes, demonstrações
técnicas e jogos, todos devidamente adaptados à tecnologia do 3D
Vision. O efeito não é gerado automaticamente e exige que a imagem seja
tratada de forma adequada para que os óculos funcionem. Assim, a
intensidade e eficiência da sensação de volume dependem também da
habilidade dos produtores com tal técnica.

Primeiramente foi
exibido um curta-metragem em computação gráfica concebido especialmente
para efeito de demonstração, mas cujos personagens, estilo visual e
humor remetem às obras do estúdio Pixar, responsável por "Toy Story",
"Procurando Nemo" etc. O estilo de arte adotado favoreceu o efeito,
passando a impressão de se tratarem de bonecos de brinquedo se movendo
por conta própria. Mais ao fim, o ataque de um monstro impressiona
quando a baba da criatura parece voar em direção ao espectador.

Uma
outra demo técnica exibiu a performance da tecnologia ao processar
gráficos gerados em tempo real, mostrando o fim da aventura de um
bárbaro que busca um tesouro e acaba petrificado. Ainda que o efeito de
volume não fosse tão acentuado como no curta-metragem, a qualidade das
texturas impressionou pela nitidez e sensação volumétrica.

Por
fim, breves trechos filmados com cenas reais foram mostrados,
confirmando também competência do 3D Vision para lidar com filmagens de
verdade. O excerto mostrava carros antigos circulando por uma praça
alemã e era possível discernir claramente detalhes minuciosos das
máquinas. Dentre os filmes, certamente a exibição mais competente.

Tecnologia em jogo

Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade' Farcry2_ocSavana africana de "Far Cry 2" ganha contornos realistas,...
Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade' Mirrorsedge_oc... mas em "Mirror's Edge" a sensação de tridimensionalidade já não é tão intensa...
Óculos transformam jogos de PC em 3D 'de verdade' Needforspeedundercover_oc... e, em "Need for Speed Undercover", por sua vez, carro do jogador salta aos olhos.

Dentre
os jogos o primeiro testado foi "Far Cry 2", considerado pela própria
NVidia como o título que melhor demonstra o potencial do 3D Vision. A
extensa savana africana ganha contornos realistas graças à tecnologia.
A sensação de profundidade na folhagem é um ponto alto que faz entender
o quanto a técnica tridimensional pode ajudar um game a ser ainda mais
imersivo. O belo trabalho volumétrico se aplica também a outros efeitos
como fogo, poeira, chuva e ate às armas, que parecem se aproximar ou
afastar dependendo da maneira como o protagonista as utiliza.



"Mirror's Edge" se destaca graças aos ambientes repletos de corredores
e cenários pontuados por arranha-céus, mas carece de cuidado mais
atencioso por parte da própria Electronic Arts. A impressão de
tridimensionalidade está lá, mas não tão acentuada como em "Far Cry 2"
ou "Unreal Tournament 3", que exibe o uso da tecnologia em conjunto com
os efeitos de física do motor gráfico PhysX.

O resultado final é
surpreendente, mas também carece de otimização, visto que mesmo em um
computador equipado com tecnologia de ponta o jogo rodava a uma taxa de
frames baixa. Por fim, mais um game da EA compatível, mas que pouco
chama a atenção: "Need for Speed Undercover".

Salvo o próprio
carro que se controla, os adversários e alguns poucos elementos de
cenário - como acostamentos - nada salta muito aos olhos, tornando a
sensação 3D dispensável para títulos deste tipo. Claro que alguns
momentos impressionam, como ultrapassar vários carros em alta
velocidade ou colidir com elementos destrutivos, mas pouco acrescentam
à experiência de maneira geral, causando mais impacto à princípio por
conta da novidade.

Sem efeitos colaterais

Entre
mortos, feridos e vitoriosos, o 3D Vision se demonstrou como um
acessório divertido e interessante, mas que depende do empenho das
produtoras de jogos para cumprir todo o potencial que promete. Durante
cerca de uma hora e meia quase ininterrupta de uso do aparelho, a
experiência foi confortável, sem dor de cabeça, tonturas ou incômodos
típicos de aparatos deste gênero.

Fonte:http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2009/03/20/ult182u8158.jhtm
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