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Games são nova aposta para alavancar marcas

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MensagemAssunto: Games são nova aposta para alavancar marcas   Qui Maio 14, 2009 9:19 pm

Games são nova aposta para alavancar marcas





Os números oferecem um parâmetro do quão interessante o
desenvolvimento de games pode ser para as empresas para gerar visibilidade para
as marcas e produtos. De acordo com o Instituto NPD Group - sediado nos EUA,
similar ao IBOPE - mais de 122 milhões de norte-americanos (57% da população),
sendo quase 44% mulheres, jogam videogames na atualidade e o setor segue
crescendo. Em janeiro foi registrada alta de 13% em comparação com o mesmo
período do ano anterior. Os perfis dos jogos variam. Podem ser educativos,
casuais, esportivos, musicais, entre outros.

Historicamente, a primeira grande ação de marketing para games foi
realizada pelo McDonald's, em 1982, quando a rede de lanchonetes premiou
clientes com 12 mil Ataris em uma promoção. Hoje, as marcas criam advergames
para sites e celular.


De acordo com David Reck, diretor da agência de mídia digital Enken, a utilização de games para
promoção de marcas ou produtos é uma tendência bastante forte no Brasil.
"Algumas marcas já adotaram os advergames e
tem alcançado índices de adesão bastante altos. O aumento das vendas de produtos
daquela marca cresce de maneira proporcional
", explica o
executivo.

Reck conta que o investimento em jogos pode variar entre R$7 mil e
R$300 mil. Tudo depende do tamanho do game e da riqueza de detalhes que será
empregada no projeto. Por conta disso, o especialista afirma que é necessário
realizar um estudo junto à empresa, traçar um planejamento e definir de que
forma e quais resultados podem ser obtidos com determinada
ação.O executivo afirma, ainda, que é possível mensurar os resultados
obtidos com os games, assim como é feito com qualquer campanha realizada na
internet. "Podemos acompanhar o caminho
feito pelo internauta dentro do game, avaliar o grau de facilidade encontrado
pelo usuário para realizar ajustes em tempo real e até que ponto as informações
estão sendo absorvidas pelo jogador
",
afirma.Para despertar o desejo do consumidor-internauta a retornar ao
jogo diversas vezes, alguns cuidados são tomados. Reck explica que é necessária
a criação de um jogo recorrente, em que o internauta tenha que vencer fases ou
acumular pontos, participando de um ranking. Desta forma, é estimulada a
competitividade do público-alvo, que costuma retomar o game diariamente,
mediante informação de login e senha. "Games costumam fidelizar e estimular os
participantes. Crianças e mulheres são públicos bastante fiéis a esse tipo de
campanha
", conta o especialista.

Fonte: Olhar Digital
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